jc

Tratamentos de Celulite

A celulite é uma alteração causada no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de “casca de laranja” causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.
As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
Graus da celulite
• Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
• Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
• Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.

Prevenção
A obesidade está relacionada com uma piora da celulite, por isso é importante manter o peso ideal, de preferência praticando atividade física. Ingerir água (2 a 3 litros por dia) estimula a função renal e a eliminação de toxinas. Recomenda-se evitar o sal porque retém líquidos no organismo, e o cigarro, pois dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.

Tratamentos
A celulite não tem cura definitiva, mas pode melhorar bastante. Existem diversos tratamentos, além de dieta e exercícios físicos, os mais indicados são: reaction, radiesse, carboxiterapia, sculpra corporal e subcisão.

Subcisão
Indicada para casos de celulites de grau avançado, o procedimento é realizado com anestesia local por médicos habilitados. Consiste na introdução de uma agulha, com ponta cortante, por baixo do furinho da celulite, para cortar as fibras que repuxam a pele para baixo, desfazendo os nódulos. Além de liberar a pele, o hematoma decorrente do trauma leva à formação de tecido colágeno na região, que também ajuda a dar volume à região.

Reaction
O equipamento atinge todas as camadas dérmicas de maneira simultânea e trata totalmente as áreas desde as camadas médias até as mais profundas. Isso permite um tratamento completo para a celulite, o contorno corporal e o skin tightening (firmeza cutânea). Além disso, estimula a drenagem de líquidos, melhorando a elasticidade da pele e o aquecimento de tecidos profundos ajuda a diminuir as células de gordura.

Radiesse

Indicado para tratar celulite desde a raíz. O tratamento reforça as fibras de colágeno desenvolvendo uma aparência firme à pele. Pode ser aplicado nos joelhos, braços, coxas e glúteos. O tratamento também é indicado para região da face (olhos, testa, mandíbula, bochecha), pescoço e braços. Cada sessão dura em média de meia hora, onde é aplicado um gel que causa resfriamento da pele. O tratamento é efetivo e os resultados são visíveis a partir da primeira sessão.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é feita com o uso de um aparelho acoplado a um cilindro de gás carbônico medicinal. Este equipamento regula a vazão do gás para uma seringa com agulha de calibre mínimo. A profundidade da aplicação da agulha varia em cada caso. Para tratamento de celulite a agulha é inserida entre a pele e a gordura, já no tratamento da estria é aplicado dentro da cicatriz. O tratamento é doloroso, são recomendáveis de 5 a 10 sessões. Os resultados são muito bons, deixando a pele firme e sem marcas.

Sculptra corporal

Sculptra é uma substância que quando injetada na pele, ativa a produção de colágeno pelo próprio organismo. Ao ser aplicada, a substância causa um preenchimento nos pontos de depressão da celulite, reforçando as fibras de colágeno desenvolvendo uma aparência firme à pele. Cada sessão dura meia hora em média. O tratamento é efetivo e os resultados são visíveis a partir da primeira sessão.

É importante ressaltar que os tratamentos citados podem ser associados entre si. A dieta e os exercícios físicos são fundamentais para gerir bons resultados.

© 2020 Clí­nica Esbelta – Medicina Integrada Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por SUPREMA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Back to top