jc

Preenchimento

O preenchimento tem como objetivo preencher a pele no lugar dos sulcos, rugas, celulites ou cicatrizes, promovendo um aumento natural e dando uma aparência mais jovem. Em gel ou substância líquida, o produto estimula as fibras de colágeno preexistentes a se duplicarem.

Existem preenchedores temporários, que desaparecem com o tempo, e preenchedores permanentes, que podem causar problemas futuros como endurecimento, migração do local aplicado e desenvolvimento de vasos sobre a pele onde foi aplicado.

Pelos conceitos atuais, é necessário tratar todas as áreas com perda de volume, sendo crucial senso estético aguçado para indicar o preenchimento no momento certo e nos locais específicos, de acordo com as necessidades de cada paciente, criteriosamente analisados os padrões faciais. Daí advém o conceito da realização do preenchimento da região malar, para que, num segundo passo, no mesmo tempo, se possa preencher a olheira, bem como, se necessário, o sulco naso-geniano (bigode chinês) e lábio-mentoniano (marionete).

O resultado aparece na hora, mas logo após a aplicação pode ocorrer um inchaço no local. O preenchimento pode durar de seis meses a dois anos, vai depender do tipo de ruga ou depressão que foi tratada, da qualidade do preenchedor que foi utilizado e do organismo de cada um. Como em todo tratamento estético, o segredo do sucesso é o bom senso estético do médico e a cautela na quantidade e qualidade do produto.

Tipos de preenchimento

Preenchimento de glabela

A glabela é a região que fica entre as sobrancelhas. É comum surgir rugas nessa região que podem tornar-se evidentes mesmo quando a musculatura da área da glabela está em repouso. Essas rugas formam-se devido à contração dos músculos responsáveis pela expressão de “preocupação, tristeza ou estresse”, por isso o tratamento mais indicado para esse tipo de problema é a toxina botulínica.

Preenchimento de região malar e zigomática
Ao longo dos anos, há uma perda importante de tecido subcutâneo com consequente desequilíbrio das projeções faciais. O preenchimento da região malar é feito sempre de forma profunda e pode ser realizado com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio. Esse tipo de preenchimento pode ser realizado também para promover embelezamento facial em pacientes jovens, mas que possuem esta região pouco desenvolvida.

Preenchimento de olheiras
Nas olheiras, onde se observa um encovamento dos olhos, a reposição de volume diminui a sombra e rejuvenesce o semblante, reduzindo o aspecto de cansaço.
Deve-se observar atentamente o contorno facial para verificar a necessidade de preenchimento da região malar anteriormente, para um alcançar o resultado estético desejado.
Preenchimento de mandíbula

Em um rosto mais jovem, há algumas bolsas de gordura que dão sustentação à face. Com o envelhecimento, ocorre perda desta gordura o que leva a um deslizamento da pele para baixo formando o conhecido “bulldog”. Ao injetarmos o preenchedor na região da mandíbula, há reposicionamento da pele e melhora imediata do contorno facial e, refazendo este e, consequentemente, levando ao rejuvenescimento da face.

Preenchimento de queixo
É indicado para pessoas com queixo pequeno. A técnica não substitui a colocação de prótese ou o avanço cirúrgico da mandíbula, mas é uma boa opção para quem não pode ou não quer se submeter a uma cirurgia.

Preenchimento de lóbulo de orelha
Com os anos, o lóbulo da orelha que é a região onde se usa o brinco vai murchando. Ao colocar o brinco, ele acaba ficando virado para baixo. O preenchimento desta região restaura o volume e valoriza a orelha.

Preenchimento de têmporas
Pessoas magras, muitas vezes, têm uma depressão na região das têmporas o que dá o aspecto de cadáver, envelhece e causa queda da cauda da sobrancelha. O preenchimento nesta área é simples, rápido e seguro.

Preenchimento de mãos
O dorso das mãos vem sendo cada vez mais citado pelos pacientes como marcador do envelhecimento, havendo perda de volume, atrofia da pele e aparecimento de manchas solares (manchas). O preenchimento das mãos repõe o volume perdido, trazendo rejuvenescimento da região. Para o rejuvenescimento das mãos ser completo, é interessante associar luz intensa pulsada (starlux) e laser fracionado.

Preenchimento de nariz
As principais indicações de preenchimento de nariz são: Dorso nasal – esse preenchimento é realizado, principalmente para ocultar a giba nasal ou saliência óssea no dorso nasal.
Além disso, pode-se corrigir assimetrias ou nariz muito baixo (em “sela”). Tratamento da ponta nasal – o preenchimento de nariz pode elevar a ponta nasal caída ou pode alargar, expandir ou mesmo definir uma ponta inexistente.

Preenchimento de lábios
O procedimento é indicado para aumentar lábios demasiadamente finos (embelezar), para aumentar lábios que já perderam o turgor pelo próprio processo de envelhecimento (rejuvenescer) e também para restaurar lábios com alguma assimetria ou desproporção.

Preenchimento de sulco lábio-geniano (bigode chinês) e lábio-mentoniano (marionete)
O chamado “Bigode Chinês” é o sulco que se forma do canto do nariz até a comissura labial (canto da boca). A chamada “Marionete” é a linha que vai da comissura labial até o final do mento. Esse sulco normalmente é formado pela flacidez da pele ao redor e também pela movimentação da musculatura da região mentoniana. O preenchimento dessa região é a melhor solução para o tratamento do problema, com resultados inclusive para a elevação do canto da boca.

No entanto, de acordo com as tendências atuais, é necessário realizar primeiramente o preenchimento da região malar para promover a sustentação e rejuvenescimento global da face.

© 2020 Clí­nica Esbelta – Medicina Integrada Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por SUPREMA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Back to top