Carnaval requer cuidados com a pele



O carnaval está chegando e é tempo de se divertir pelos blocos e festas. Entretanto, alguns cuidados com a saúde, principalmente na hidratação da pele, são essenciais para aproveitar o feriado. A dermatologista Joana Costa, da Clínica Dermatológica Joana Costa, explica quais medidas devem ser tomadas durante o feriado.

“A pele sofre muito durante o carnaval. Os blocos podem começar a partir das 10h e ir até 17h, período em que o sol se encontra muito forte, com maior intensidade dos raios UVB. Para não se queimar, é de total importância que os foliões utilizem protetores solares nas versões corporal, facial e labial,” afirma a especialista. O filtro solar deve ter fator FPS superior a 30 e precisa ser reaplicado de duas em duas horas. Cremes pós-sol, com propriedades calmantes como os de camomila, também são recomendados.

Beber bastante líquido também é indispensável. Segundo Joana Costa, a hidratação corporal inicia-se na ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Já para evitar o ressecamento do rosto, a dermatologista indica sempre levar água termal em spray para aliviar momentos de elevada temperatura.

Outro item importante é o repelente. Seja na praia ou na serra, o uso do repelente, assim como o protetor não devem ser esquecidos. Lembrando que o repelente deve ser passado após o protetor solar e, se for o caso, a maquiagem.

A maquiagem muito carregada pode obstruir os poros, já a vencida pode causar inflamação, alergia, e promover a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, os produtos não devem ser compartilhados. “Não devemos de forma alguma compartilhar produtos como máscaras, pincéis para maquiagem, delineadores, batons, sombras ou blush. Eles podem causar doenças como foliculite e carregar bactérias que originam problemas em outras áreas do corpo”, explica a dermatologista.
As pinturas no rosto devem ser feitas com tinta específica para esta região. Tinta escolar não serve para pintar a pele, pode ser tóxica. Ao retirar a maquiagem, é importante utilizar demaquilante.